Pular para o conteúdo principal

Lendas (urbanas e mundanas)

Manaus é uma cidade pitoresca...

Nem tão interiorana como a região amazônica e nem tão avançada como uma megalópole. Se eu tivesse que lhe dar uma definição diria que se trata de uma capital de província. Do tempo em que se costumava a chamar de província, um Estado.

O fato é que querendo ou não ela tem um estilo urbano muito peculiar e além do estilo também possui as suas lendas. Muitas são herança das lendas urbanas do Sul e Sudeste que foram adaptadas para o clima da cidade. Outras são sobre temas específicos daqui.

Lendas Urbanas... Quem não conhece pelo menos uma?

Desde cedo começamos a conhecer essas estórias que povoam o imaginário adolescente e infantil de cada um de nós. Por Manaus existem várias e sobre os mais diversos temas. Embora o tema mais freqüente seja o de terror

Tipo:

***


O caso da Maria Sangrenta

Hehehehe, essa foi difundida em um dos internatos femininos que havia aqui em Manaus na década de 80. Diz a lenda que se a menina estivesse à beira da privada e dissesse em voz alta três vezes: “Maria Sangrenta, Maria Sangrenta, Maria Sangrenta”, iria aparecer uma mulher toda ensangüentada de dentro da privada, no melhor estilo Hellhaiser.

Isso deve ter surgido de alguma estorinha adolescente de animar acampamento (ou sala de aula) que acabou ganhando corpo e se tornou uma lenda. Que por sinal foi bastante difundida no meio teen feminino. Eu lembro das colegas da minha irmã com medo de proferir a palavra maldita. Haha! com certeza era tudo uma alusão a primeira menstruação das garotas. Ou a algum vaso entupido com absorvente...

O Homem da Seringa

Essa é da minha época: 93 e 94...

Eu estudava perto de casa, colégio publico e talz. No meio do ano começou a correr um boato de que na hora da saída havia um homem que carregava uma porchete e se vestia de marrom. Ele atacava os alunos com uma seringa que continha um liquido amarelo. Depois de aplicar a injeção ele fugia numa moto. Quem tivesse sido picado, adoecia em poucos dias de doenças terríveis como AIDS, Hepatite B ou Malária.

Houve um alerta em grande parte da rede de Ensino público de Manaus. Alguns pais passaram a ir pegar os filhos e os professores nos orientavam a voltar pra casa sempre em turminhas. O tempo foi passando e nada de pegarem o tal cara.
Depois distorceram os fatos, uns falaram que ele era um aliciador de menores, outros que era traficante. Enfim o ano acabou e junto com ele a lenda de que se vc ficasse no colégio até depois das 6 hrs, era arriscado voltar pra casa picado por uma agulha...

Rapaz! Olha só que inventavam pra gente não bater uma bolinha depois da aula...

Cabeção e Chupa-Chupa

Uns dizem que eram demônios...

...outros, que eram extraterrestres.

Eu acho que era muita cachaça mesmo.

Desde os anos 70 existem lendas de seres que atacavam os ribeirinhos ou caboclos que morassem no mato e sugavam todo o sangue do seu corpo. Era o que hoje nos chamaríamos de chupa-cabra. Essas lendas ganharam fama e chegaram até os jornais da época. Lembro que a fama era tanta que em 94 havia uma alegoria no Festival do Boi de Parintins (no Caprichoso pra ser mais especifico) que demonstrava o ataque de um chupa-chupa.

A estória virou lenda urbana quando começaram a relatar ataques nas áreas mais pobres da cidade. Os ataques aconteciam com uma rapidez absurda e tudo que restava da vitima eram a pele ressequida e o corpo perfurado com os órgãos internos sugados...

Cabeção era o apelido de um famoso assassino de Manaus. Dizem que depois que ele foi morto, sua alma vagueava pela cidade à noite. Os que viram dizem que o fenômeno se parecia com a aparição de um fogo fátuo.

Bem, eu não sei se chamaram o Arquivo X ou os Caça Fantasmas, mas o fato é que depois de um tempo nunca mais ouvi boatos sobre esses dois. Mas que dava medo andar a noite perto do Porto (local onde a maioria dos ataques acontecia) isso dava! Talvez nem tanto pelas lendas, mas sim pelo fato de que a noite é lá onde mais vagueiam putas, travecos, ladrão, cheira colas, PMs armados até os dentes e bêbados.

Um belo local para ser roubado, esfaqueado ou preso!

A Aranha Gigante do Porto de Manaus

O Porto de Manaus (Roadway para os íntimos) foi todo construído e transportado pra cá pelos ingleses. Trata-se de um porto flutuante, adaptável para o período das cheias do nosso rio.

O movimento durante o dia é intenso principalmente o de estivadores, carregadores e peixeiros. Isso fora os barcos que chegam trazendo gente dos confins do Estado pra capital. Nesse vai-e-vem, sempre alguma carga, mala ou objeto de valor acabava caindo na água. Aí alguém se dispunha a pular pra pegar tal coisa. Até que um dia um homem mergulhou e nunca mais saiu.

E outros foram pulando, caindo, escorregando e segundo relatos, nunca mais foram vistos com vida. Começaram a achar que houvesse algum tipo de predador cercando o Porto.

Mergulhadores foram enviados pra tentar achar os corpos e nada. Não sei de onde tiraram a estória de que existe um aranha gigante embaixo do porto. Segundo a lenda, ela mora lá, mas não pode se locomover, pois está presa com correntes. Hahahaha! Vamos chamar o Godzilla então!

O aracnídeo em questão se alimentaria do lixo que o Porto produz e de tudo que caia em suas águas, inclusive gente! Ora faça-me o favor! Isso deve ter sido algum papo de bêbado querendo impressionar turista ou devaneio de algum caboclo mentiroso. Desses que contam tmb a lenda da Cobra Grande.

Até hoje não se provou nada e nunca se achou nem um resquício dos corpos. A teoria mais aceita é de que tenham entrado num turbilhão de foram sugados para o fundo do rio. Ou em ultima instancia: comidos por algum predador aquático.

...mas nunca uma MegaSpider!

Ainda assim eu acho que devíamos chamar o Godzilla! Ou quem sabe o Ultramam...

Cemitério Indígena

Já contei por aqui que o meu conjunto era um cemitério indígena.

Mas a lenda mais aceita é a do Bairro de Santa Etelvina fosse o lugar de descanso final dos nossos valorosos ameríndios. E realmente é! Segundo os relatos dos moradores, depois da meia noite é uma gritaria infernal que se ouve nos confins do bairro.

Nem preciso dizer que aparições eram freqüentes: índios, mulas, vultos escuros ou luminosos. Brrr!

Se bem que poderiam ser simples alucinações etílicas do povo de lá ou mentiras mesmo. Só sei que quando começaram a cavar para instalar os canos de água encontraram diferentes tipos de ossadas...

Das duas uma:

Ou os moradores encontraram realmente um cemitério indígena autentico, com direito a cachorros zumbis e música dos Ramones...

...ou então finalmente acharam o matadouro do nosso querido ex-governador!

O Boto* e a Abelha** já calaram muita gente...

O Retrato no Instituto de Educação do Amazonas

Estudei no I.E.A do pré-escolar até a 5º séries. Bons tempos aqueles...

No saguão principal existe o retrato de uma antiga professora ou sócia fundadora (sei lá! Só sei que era uma senhora que ajudou a instituição). Dizem que à meia noite ela sempre dá uma reviravolta nos olhos e uma gargalhada.

Gerações e gerações de alunos tentaram testemunhar tal fato que até agora só foi presenciado pelos porteiros. Eu tive a minha chance em 92 nas festas juninas, mas me caguei todo na hora.

Também dizem ver a distinta dama caminhando no andar superior da escola. O prédio tem mais de 100 anos. Acho que ela já deve estar cansada que ir pra lá e pra cá...

O mendigo da Praça da Saudade

Uns dizem que ele era um mega empresário que perdeu tudo num negocio e que virou mendigo. Outros afirmam que ele era um esquizofrênico em ultimo grau.

Eu notei como ele falava em diversas línguas com os turistas que visitavam a Praça. O I.E.A era ali perto e de manhã indo pra aula eu sempre o via...

Ficava sentado ao lado do chafariz fazendo uma reza tão rápida que mal dava pra entender. Ao meio dia estava se debatendo numa parede de uma residência. Havia até marcas de sujeira que mostravam o contorno dos seus ombros na parede.

Sumiu há uns 7 anos. Fazia poemas, tinha ótima dicção e possuía o dom da profecia.

Nunca souberam o paradeiro dele. Talvez tenha voltado pras estrelas que tanto contemplava nas noites de sábado...

***


Ainda existem todas aquelas outras lendas que todos já conhecem de todos os locais: mulher de branco, tráfico de órgãos, aparições, desaparições, carros, companheiro de quarto etc e etc...

Gostaria que se alguém me avisasse se eu tiver esquecido de mais alguma famosa daqui ou se quiser comente de alguma que seja específica da sua região.

Comentários

Anônimo disse…
f bfgver fotos da loura do banheiro ou filmes
Anônimo disse…
fotos da loura do banheiro
Anônimo disse…
voce pode nao acreditar,mas de certeza que ha pouco tempo,vi um homen com mais ou menos 1.85 de altura negro,entre uns 30 a 35 anos,vi ele virar um cachrro enorme que estava andando sobre duas patas traseiras,subi em uma árvore no bairro de sao francisco,e fiquei quieto ate ele ir embora. Foi no mes de julho,ele estava vestido de preto,voce pode ate nao acreditar,mas isso nao e brincadeira e eu estava bastante sóbrio naquela noite de lua cheia,repito nao e nenhun tipo de brincadeira,isso e sério!

Postagens mais visitadas deste blog

Início...

... e bem! Cá estou... Depois de penar na mão de maldito gratuito (se bem que este tmb é...) encontrei este espaço para continuar os "destilamentos de idéias". Por se tratar de um teste, fico por aki. Veremos se os fatos que vem a seguir contribuirão para que a minha estada aki seja curta ou longa... O tempo (ou melhor, os webmasters vagabundos) é que decidirão... Por enquanto, como disse cá estou... No local...

"Virtualand"

Gosto quando há divergências de idéias. É da minha natureza discutir, dar opiniões e ouvir pontos de vista diferentes dos meus. Acontece cada vez mais. E me preocupa por um lado, pois nem sempre as questões são relevantes. Bem, na verdade não é nem isso... O que me preocupa mais são as reações das pessoas com quem mantenho semelhante tipo de contato. Isso é bem comum de acontecer quando entro num local em que predomina a opinião alheia de maneira bem clara. Como por exemplo: um blog. Não sou de discutir post (já fiz isso no passado, e não vale a pena), mas se vejo que a idéias que está exposta é do meu conhecimento tmb, não resisto e meto o bedelho. De forma bem característica. Muitos me chamarão do contra , ou virão com aquele papinho pseudochato: “Se vc não concorda, pq comentou? Pq freqüenta o blog? O que vc tem contra a opinião alheia? Cada um é cada um. Temos que respeitar” e blá, blá, blá, blá... Sei que tem muita coisa aí que faz sentido no final das contas. Mas,